segunda-feira, 4 de março de 2013

As Nossa Camélias

O Monte de Esqueiros é uma pequena quinta situada na região do Porto.
 
M. Conceição e A. Micael, colecionadores de camélias, pretendem, com este 'blogue', dar a conhecer a sua atual coleção e assim contribuirem para que surjam mais entusiastas de coleccionadores destas belas Flores de Inverno - As Camélias.

      As Camélias surgem em Portugal, durante as estações mais frias do ano, nas regiões do norte - Douro e Minho - de solos graníticos e ácidos, e de forma mais dispersa, noutras regiões do país com características semelhantes – Sintra, Monchique e nas ilhas da Madeira e de S. Miguel (Açores).

As Cameleiras, que produzem a flor Camélia. são plantas arbóreas ou arbustivas do género Camellia, família das Teáceas.

As Cameleiras, são conhecidas em Portugal como 'Japoneiras'. As suas primeiras flores surgem durante a estação do Outono e, em grande variedade e quantidade, no Inverno. No início da Primavera, durante o mês de Abril, as Japoneiras começam a perder as suas flores ficando apenas a folhagem. 

No período mais frio do ano, as Camélias apresentam formas e tamanhos diversos propocionando com o seu colorido momentos de grande admiração e encanto.



Jardim do Monte de Esqueiros


 
Hoje tenho flores no meu jardim
Todas olham para mim.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Difícil escolher, não se podem colher
Todas vão permanecer.
 








 
 
 

 
O CHÁ - Bebida milenar da China
 


Camellias - FLORES DE INVERNO



O NOME "CAMELLIA"
Japoneiras - Como são vulgarmente conhecidas em Portugal
 
 






 
 
 
 

1 comentário:

  1. Passei aqui, para cumprimentar e lembrar, uma tarde bonita no vosso jardim! Espero que continuem e estejam bem, um abraço. ECP

    ResponderEliminar